segunda-feira, 19 de julho de 2010

É possível um casal manter sempre o desejo sexual e com criatividade?

Nos consultórios de médicos e psicólogos especializados em sexualidade humana, é frequente o recebimento de queixas com relação ao desejo sexual feminino e a busca de solução para essa dificuldade ou idealização.



Idealização?
Sim, é importante tomarmos consciência de que não existe uma frequência ideal para se ter vontade de fazer sexo. O importante é perceber se o casal está satisfeito com sua frequência sexual, e procurar valorizar mais a qualidade da transa do que o número de vezes que ela acontece - ou que ela deixa de acontecer.

Mas qual é o mecanismo desse desejo?
Esse desejo pode vir associado a sensações corporais com variação de intensidade, onde a pessoa percebe que tem vontade de sexo. Mas na maioria das vezes não adianta ficar esperando que o desejo apareça.

Para ter tesão é preciso começar e vencer a preguiça
Estudos mostram que para muitos homens e mulheres o desejo sexual pode muitas vezes ser estimulado junto da excitabilidade. Ou seja, para o desejo aparecer mais intensamente é necessário um investimento nas carícias preliminares: beijos, carícias, mesmo sem ter muita vontade de começar. Ou seja, é preciso deixar a preguiça de lado e começar a namorar, aí sim, essa libido (tesão) começará a acontecer.

Elas querem namorar
O que costuma motivar a mulher para o desejo sexual em relacionamentos estáveis, (que em geral são os que buscam mais a resposta de como melhorar, é a busca de intimidade emocional e seu desejo de maior proximidade de contato corporal, já citados aqui. Sem contar as declarações de tesão e de afeto em clima de namoro.

Eles querem transar
Já o desejo sexual masculino tem sua motivação numa maior valorização para os estímulos visuais e fantasias como ver filmes ou revistas pornográficas.

Para um equilíbrio maior é preciso que os casais invistam no prazer de estarem juntos e estimulem-se com pensamentos em fantasias sexuais.

A variação na frequência de desejo pode ser uma questão física?
Motivos orgânicos como alterações hormonais, drogas, cansaço físico e mental e uma doença sexualmente transmissível podem provocar variações no desejo.

Quando as mulheres têm um desejo sexual mais intenso?
As mulheres costumam ter um desejo sexual mais intenso na primeira quinzena do ciclo menstrual. Esse é o período em que nosso corpo se prepara para ovular e a natureza biológica nos ajuda a ter um desejo maior de sexo; foi assim que a espécie humana se proliferou durante milhões de anos.

É verdade que hoje a maioria das pessoas faz sexo desejando não engravidar, mas esse período costuma ser do ponto de vista hormonal, um período de intenso desejo para a maioria das mulheres.
Mas observamos que as dificuldades associadas ao desejo sexual, são, na maior parte das vezes, de ordem psicológica e social. Podemos pensar em muitos fatores ou motivos desmotivadores para o sexo:

1º) Relacionamentos instáveis ou de frágil vínculo de confiança;


2º) Conflitos emocionais: como a culpa frente a possível vivência sexual;

3º) O estresse, a ansiedade, a insegurança quanto ao desempenho sexual, entre outros.

A baixa autoestima também pode provocar variações no desejo.
Por consequência de atitudes familiares repressoras, algumas pessoas controlam demais o desejo sexual. Isso é verdadeiro, mas fora as variações hormonais, a baixa autoestima e autoconfiança faz com que as pessoas alimentem idéias negativas a cerca de si mesmas - “estou feia demais”, “não vou conseguir ereção”, “ele não vai ficar comigo”, etc. Isso faz com que muitas pessoas se esquivem e não invistam em situações e sensações eróticas.
Isso mesmo, é importante investir na relação, deixar a preguiça de começar de lado e criar situações com potencial erótico.
Além desses fatores, é importante o comportamento do parceiro como fator desencadeante do desejo, desde comportamentos como higiene pessoal, (afinal cheiro de suor e bafo de bebida são fatores antieróticos), como comportamentos de atenção, olhar nos olhos de sua parceira, ser gentil, entre outros.
Algumas pessoas iniciam relacionamentos, sentem desejo mas, quando aumenta a proximidade e o compromisso com o parceiro, há uma evidente perda no interesse sexual. Muitas vezes por medo de viver perdas, ou até de não se sentir preparada para viver uma relação de intimidade.
Mas... é possível um casal alimentar com criatividade e indefinidamente um desejo sexual com contínuas descobertas?
A atração e o desejo sexual podem ser mantidos em uma atividade sexual em que os parceiros consigam ter prazer dando prazer, cada um aprendendo a sentir satisfação com a satisfação do outro, assim, o desejo de um potencializa o desejo do outro.

Dicas para manter o desejo sexual
1ª. Descubra e pratique uma atividade física que lhe dê prazer, (pode ser uma simples caminhada diária), pois além de ajudar a aliviar o estresse e a tensão, ajuda na liberação de endorfina, regula a serotonina e auxilia na manutenção do desejo sexual;

2ª. Se acontecer algo que não gostou ou magoou conversem e achem uma saída para não carregarem ‘lixos emocionais’;

3ª. Aprendam juntos a descobrir e aproveitar as sensações prazerosas de seus corpos;

4ª. Aprenda a valorizar sua sensualidade;

5ª. Para que se sinta vontade de fazer sexo é preciso pensar em sexo, isso ajuda a estimular as fantasias sexuais e melhoram o desejo sexual;

6ª. Reserve um tempo para vocês namorarem, uma, duas, três vezes por semana, ou todo dia se vocês quiserem. Não deixem para quando sobrar tempo. Tudo isso pode ser um estímulo ao desejo. Só não vale falar de problemas;

7ª. Alimente diariamente seu desejo e permita-se experimentar e saborear uma das mais prazerosas experiências da vida, desejar sexo, amor, carinho.

Matéria por: Arlete Gavranic - Site Estilo UOL

Nenhum comentário: